O projeto Tarifa Moderna foi concebido com o objetivo de analisar diferentes metodologias de tarifação para o segmento de Distribuição com a proposição de metodologias adequadas ao caso brasileiro. Essas novas metodologias seriam capazes de fazer frente aos desafios enfrentados pelo setor no contexto da transição tecnológica e de mudança no comportamento do consumidor. Assim, o projeto foi colocado em prática através de 3 subprojetos:
O subprojeto 1 – Visão Estratégica Setorial teve como foco realizar um olhar estratégico sobre as mudanças que vêm ocorrendo no setor elétrico no contexto internacional de forma a observar as principais tendências e desafios do setor no mundo. A partir dessa visão internacional, o subprojeto 1 buscou traduzir tais tendências para o contexto do segmento de Distribuição do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), resultando em cenários de difusão dos recursos energéticos distribuídos.
A partir do cenário estratégico analisado, o subprojeto 2 – Metodologias de desenho de tarifa para o serviço fio e desafios de implementação teve por objetivo avaliar metodologias existentes de desenhos de tarifa para a proposição de novas modalidades tarifárias para o SEB, considerando os cenários de difusão dos recursos distribuídos. Dada sua importância e complexidade, o escopo do subprojeto 2 foi endereçado a duas executoras, uma tratando das propostas tarifárias de curto prazo e outra para a elaboração das propostas tarifárias de longo prazo. Nesse sentido, foram simuladas diversas propostas de metodologia de tarifa fio utilizando dados reais do contexto brasileiro. Ainda, neste subprojeto, foram geradas ferramentas de simulação com o objetivo de facilitar a análise das propostas pelos agentes do setor e disseminar o conhecimento.
Ainda no âmbito do subprojeto 2, foi realizada pesquisa amostral com consumidores residenciais e comerciais de baixa tensão, em áreas urbanas e rurais, com cobertura geográfica nacional. A pesquisa permitiu avaliar o entendimento do consumidor sobre sua tarifa e fatura, bem como a aceitação do consumidor em relação a novas formas de tarifação.
Por fim, o subprojeto 3- Análise de Impacto Regulatório, avaliou de forma qualitativa e quantitativa os impactos de cada proposta de modalidade tarifária resultante do subprojeto 2 em agentes dos segmentos de consumo, geração e distribuição. A análise dos impactos considerou aspectos técnicos e regulatórios do setor elétrico brasileiro e o desenvolvimento do software para avaliação do comportamento do consumidor frente a possibilidade de atender a resposta da demanda ou inserir geração e armazenamento distribuído em sua residência.