Patrocinadoras

Belo Horizonte - MG

PROPONENTE

EDP SP e EDP ES

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Solange Maria Kileber Barbosa

Gerente do Projeto

Economista, com doutorado em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (2016), cuja tese abordou as curvas de aprendizagem das diversas fontes energéticas, e mestrado em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2004). Tem atuado em temas do setor elétrico há 16 anos.

Alexandre Dominice

Membro do Comitê Gestor do Projeto
É pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP no curso de MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação. Mestrando no Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA na área de Gestão Tecnológica – PG/CTE-G. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2001). Especialista no setor de energia elétrica desde 1994.

COPATROCINADORAS

CEB Distribuição S/A

O “Grupo Empresarial CEB” tem como controladora a Companhia Energética de Brasília – CEB, cuja origem é a Companhia de Eletricidade de Brasília – CEB, oriunda do Departamento de Força e Luz da Novacap. Assim era chamada a CEB durante os primeiros anos da cidade. Mas Brasília já tinha sete anos e os moradores da capital ainda sofriam com o racionamento de energia. Para resolver esse problema, o Ministério de Minas e Energia criou, em 1967, um Grupo de Trabalho e algumas medidas fundamentais foram criadas.
Uma delas foi a assinatura do ato de constituição da Companhia de Eletricidade de Brasília – CEB, no dia 16 de dezembro de 1968. Com isso, o DFL, da Novacap, foi substituído pela Companhia, uma empresa de economia mista, com mais autonomia e flexibilidade administrativa.
Hoje, aos 51 anos, a Companhia Energética de Brasília é a controladora de outras empresas, como a CEB Lajeado, CEB Participações, CEB Geração e a CEB Distribuição – concessionária de distribuição de energia a todo o Distrito Federal.
Com mais de um milhão de unidades consumidoras, a CEB Distribuição tem como missão “prestar serviços de energia elétrica que atendam o padrão de qualidade e confiabilidade exigido pela população, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do Distrito Federal e assegurando a justa remuneração do capital investido”.

Adriano Guedes Martins

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (2007), Pós-graduação em Gestão em Finanças- Mercado de Capitais pela União Educacional de Brasília (2013) e MBA em Gestão de Processos de Negócios – BPM pelo IBMEC/DF (2017). Curso de Extensão em Previsão de Series Temporais pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é Gerente de Regulação e Tarifa na CEB Distribuição S.A .

Ana Carolina Aires Cerqueira Prata

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui graduação em Ciências Econômica pela Universidade de Brasília – UnB (2001); Pós-Graduação em Matemática para Economia e Administração na Universidade de Brasília – UnB (2003) e Mestrado em Economia do Setor Público também pela UnB (2009). Atuou por 10 anos no serviço público com ênfase em pesquisa e estatística. Desde 2018 é economista da Gerência de Regulação e Tarifa da CEB Distribuição S.A.

Elias Barbosa de Alvarenga

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2019). Atualmente é Assessor em Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética na CEB Distribuição S.A.

COMPANHIA ESTADUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - CEEE-D

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D é uma empresa de economia mista pertencente ao Grupo CEEE, concessionária dos serviços de distribuição de energia elétrica na região sul-sudeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com área de concessão que compreende a região Metropolitana, Sul, Litoral e Campanha gaúcha, a CEEE Distribuição atende a 72 municípios, abrangendo 73.627 km², o que corresponde aproximadamente a 34% do mercado consumidor do Rio Grande do Sul, através de seus 72.138 km de redes urbanas e rurais.

Lucas Malheiros Nunes

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS e com MBA em Controladoria e Finanças pela UNISINOS. Ministrante de cursos relacionados a finanças e economia aplicada. Atua no Setor Elétrico Brasileiro desde 2011. Atualmente, é o responsável pela inteira área regulatória da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D.

Christian Velloso Kuhn

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Graduado em Ciências Econômicas pela PUCRS. Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS. Doutorado em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Na CEEE-D, exerce o cargo de economista, sempre atuando na área de Regulação desde 2009. Foi chefe do Departamento de Regulação Econômica e Financeira (2011-2013) e é assistente da Coordenadoria de Regulação desde 2013.

Celesc Distribuição

É responsável pela distribuição de energia elétrica para uma carteira formada por aproximadamente três milhões de unidades consumidoras, numa área de concessão que contempla 264 municípios catarinenses (92% do território do estado) e um paranaense (Rio Negro, no Paraná). A empresa ainda supre energia elétrica para o atendimento de quatro concessionárias e 16 permissionárias, que atuam nos demais municípios catarinenses.

Luis Bernardo Timboni Baran

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012. Engenheiro Eletricista na empresa CELESC, departamento de comercialização, com interesses nas áreas de Sistemas de Potência, Mercado, Regulação e Planejamento Energético.

Fabiane Horongoso

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui MBA em Gestão de Custos com ênfase em Resultados pela FGV (2018) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Chefe da Divisão de Regulação Econômica na Celesc Distribuição S.A.

CELPE - Cia. Energética de Pernambuco

Com mais de 3,6 milhões de clientes, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) leva energia elétrica a 184 municípios, ao distrito de Fernando de Noronha e à cidade de Pedras do Fogo, na Paraíba. A empresa investe fortemente para fornecer energia de forma segura e com qualidade.

Ricardo Pimentel

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria (2015) pela FGV, curso de Liderança pela FDC (2013), curso de Direito de Energia Elétrica pela UCAM (2007), especialização em Administração Financeira pela FCAP/UPE (2005) e graduação em Engenharia Elétrica pela UFPE (1999). É gerente de departamento da CELPE.

CEMAR

A Equatorial Energia Maranhão, antes conhecida como Companhia Energética do Maranhão S.A. é uma empresa privada de comercialização e distribuição de energia elétrica localizada no estado do Maranhão, Brasil. É controlada pela Equatorial Energia, sua maior acionista.

Ênio Cunha Leal

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui MBA em Gestão Empresarial (FGV) em 2013. Graduação em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Maranhão, UFMA, em 2010 e participou de cursos relacionados aos temas de qualidade da energia de sistemas elétricos de distribuição, confiabilidade aplicada à manutenção, operação de reguladores de tensão e NR 33 espaço confinado. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Qualidade de Energia.

Cemig Distribuição S.A.

A Cemig Distribuição S/A (Cemig D) é uma das mais destacadas empresas do setor elétrico no país. Sua área de concessão abrange 567.740 km², aproximadamente 96% do Estado de Minas Gerais. São 774 municípios e 5.415 localidades – um atendimento a 18,2 milhões de habitantes, de acordo com a Contagem da População 2007 – IBGE. É a maior distribuidora de energia elétrica do Brasil em extensão de rede, contando com 453.935 km de redes de distribuição (91.465 km de rede urbana e 362.470 km de rede rural) e 16.835 km de linhas de distribuição.

Giordano Bruno Braz

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG (2014). Pós-graduado em Finanças pelo IBMEC (2010). Possui graduação em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é Gerente de Tarifas – CEMIG Distribuição. Atuou também como Gerente de Análise e Acompanhamento de Projetos.

Frederico Bruno Ribas Soares

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) com enfâse em Gestão de Portfóllio de Projetos de Inovação e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000).

COELBA - Cia. de Eletricidade do Estado da Bahia

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) é uma empresa do grupo Neoenergia que distribui energia elétrica a 5,8 milhões de unidades consumidoras, atendendo a 15,3 milhões de pessoas. É a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia distribuída, de acordo com o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No Norte e Nordeste, é a distribuidora líder em volume de energia e clientes.

Beatriz Peixoto

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2000). Especialização em MBA Executivo em Finanças Empresariais. É engenheira da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, atuando na área de Regulação Econômica e Financeira.

Copel Distribuição S.A.

A Copel – Companhia Paranaense de Energia, maior empresa do Estado, foi criada em 26 de outubro de 1954, com controle acionário do Estado do Paraná, abriu seu capital ao mercado de ações em abril de 1994 (BM&FBovespa) e tornou-se em julho de 1997 a primeira do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Sua marca também está presente, desde junho de 2002, na Comunidade Econômica Européia, com seu ingresso na Latibex – o braço latinoamericano da Bolsa de Valores de Madri. A partir do dia 7 de maio de 2008, as ações da Copel passaram a integrar oficialmente o Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros – BM&FBovespa. A Companhia atende diretamente a 4.515.938 unidades consumidoras em 394 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses. Nesse universo incluem-se 3,6 milhões de lares, 78 mil indústrias, 384 mil estabelecimentos comerciais e 356 mil propriedades rurais. O quadro de pessoal é integrado por 8.453 empregados.

Gisele Monteiro

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui MBA executivo em Gestão Empresarial pela Estação Business School (2015), especialização em finanças pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2009) e graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (2001). Atualmente é gerente de tarifas e base de remuneração – Copel Distribuicão. Tem experiência acadêmica como professora em diversas instituições.

Yara Maria Romero da Silva

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui MBA em Gestão do Negócio em Comercialização de Energia pela ESPM e Especialização em Administração, com área de concentração em Finanças pela FAE, graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2002). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.

COSERN

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern atende a mais de 3,5 milhões de habitantes em uma área de concessão de 52.811 mil Km². A empresa conta com mais de 1,3 milhão de clientes, sendo 86% destes clientes residenciais.

Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL Paulista

A Companhia Paulista de Força e Luz (“CPFL Paulista”) é uma sociedade por ações de capital aberto, concessionária do serviço público de energia elétrica, que atua principalmente na distribuição de energia para 234 municípios do interior do Estado de São Paulo, atendendo a 4,5​ milhões de consumidores. Entre os principais municípios estão Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto. Possui prazo de concessão que se encerra em 2027, podendo este ser prorrogado por período adicional de no máximo 30 anos. A Sociedade detém 100% do capital social da CPFL Paulista.

Rafael de Oliveira Gomes

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Graduado em Engenharia Elétrica, pós-graduado em Engenharia de Produção, mestre em Engenharia Elétrica. Com 10 anos de experiência no Setor Elétrico Brasileiro, começou a sua carreira na UFJF trabalhando com Projetos de P&D para o segmento de distribuição. Trabalhou como consultor de Assuntos Regulatórios para os segmentos de geração, distribuição e comercialização. No Grupo CPFL Energia, trabalhou de 2013 à 2019, na Diretoria de Assuntos Regulatórios, atuando como especialista em assuntos estratégicos do segmento de distribuição. Atualmente é gerente de regulação técnica e comercial do Grupo CPFL Energia.

Companhia Piratininga de Força e Luz - CPFL Piratininga

A Companhia Piratininga de Força e Luz (“CPFL Piratininga”) é uma sociedade por ações de capital aberto, concessionária do serviço público de energia elétrica, que atua principalmente na distribuição de energia para 27 municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo, atendendo a aproximadamente 1,8​ milhão de consumidores. Entre os principais municípios estão Santos, Sorocaba e Jundiaí. Possui prazo de concessão que se encerra em 2028, podendo este ser prorrogado por período adicional de no máximo 30 anos. A Sociedade detém 100% do capital social da CPFL Piratininga.

Jairo Eduardo De Barros Alvares

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Atua no Setor Elétrico na área de regulação ao longo dos últimos 15 anos. Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Economia Aplicada, MBA em finanças e pós MBA em inovação. Atualmente é gerente de regulação estratégica do Grupo CPFL Energia.

Roger dos Reis Alves

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Atua na área de regulação do Setor de Energia (Gás Natural e Setor Elétrico) ao longo dos últimos 12 anos. Possui graduação em Análise de Sistemas, com MBA em gestão de empresas e finanças. Atualmente é especialista em regulação econômica do segmento de distribuição no Grupo CPFL Energia.

​​​​​Companhia Luz e Força Santa Cruz – CPFL Santa Cruz

A Companhia Jaguari de Energia S.A (“CPFL Santa Cruz”) é uma sociedade por ações de capital fechado, concessionária do serviço público de energia elétrica, que atua principalmente na distribuição de energia para 39 municípios localizados no Estado de São Paulo, 3 municípios no Estado do Paraná (Jacarezinho, Barra do Jacaré e Ribeirão Claro) e 3 municípios em Minas Gerais (Monte Santo de Minas, Arceburgo e Itamogi), atendendo a aproximadamente 457​​ mil consumidores. Entre os principais municípios estão Jaguariuna, Pedreira, Itapetininga, Casa Branca, Mococa, Ourinhos, Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo, Jacarezinho e Piraju. Possui prazo de concessão que se encerra em 2045. A Sociedade detém 100% do capital social da CPFL Santa Cruz. ​

DME Distribuição S/A

É a concessionária responsável pela distribuição e por uma pequena parte da geração de energia elétrica para todo o município de Poços de Caldas.

João Paulo dos Reis

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, pós-graduado em Finanças (MBA) pelo IBMEC (2017) e graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade Pitágoras Minas Gerais (2015). Possui especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade Pitágoras Minas Gerais (2011) e também graduação em Gestão Financeira pela FATEC (2009).

ELEKTRO REDES S.A.

Está entre as maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, atendendo a 228 cidades, sendo 223 em São Paulo e 5 no Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 6 milhões de pessoas que recebem essa energia todos os dias.

Saulo de Tarso Castilho Júnior

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui graduação e pós graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1983). Atualmente é Gerente de Regulação Econômica e Financeira na Elektro Redes S.A. do grupo Neoenergia . Tem experiência de 37 anos na área de Regulação Econômica do setor de energia elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Regulação Econômica em Serviços Públicos Regulados, Tarifas de Energia Elétrica, Reajustes e Revisões Tarifárias, Estrutura Tarifária e Regulação por Incentivos

Talita Darwiche

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas(2010) e mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo(2016). Atualmente é Especialista em Assuntos Regulatórios na Elektro Redes S.A. Tem 8 anos de experiência na área regulatória do setor de energia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Regulação; GSF; MRE; Grupos de Interesse; Risco Hidrológico; Processos de Anuência; Revisão Tarifária; Governança; Estudos de impacto referente a alterações no Marco Regulatório do setor elétrico.

ENEL Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás atende 6,2 milhões de pessoas e distribui energia para 237 municípios, abrangendo 98,7% do território estadual, numa área com mais de 337 mil km², coberta por uma rede de mais de 200.800 quilômetros. A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Cristine Juste

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui especialização em curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Programa de Desenvolvimento Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2006) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2000). Tem experiência em Planejamento de Mercado e Regulação Econômica dos serviços públicos de distribuição de energia elétrica, com atuação em algumas concessionárias do setor elétrico Brasileiro.

Carlos Alberto Sousa Ximenes

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Pós-Graduação lato sensu – MBA Executivo em Liderança e Gestão de Empresas Estatais, pela Franklin Covey Business School e Centro Universitário de Brasília (2016). Especialização Certificada em Seguridade Social pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (2000).

Rafael Nielson

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (2013), na área de Qualidade da Energia Elétrica. Desenvolve suas atividades na Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica CELG Distribuição S.A. no Estado de Goiás, na área de Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – P&D, atuando também como Gestor de Projetos em Smart Grid e Geração Distribuída.

Carlos Eduardo Malagoni

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção (2019) e graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Gerenciamento de Projetos.

ENEL Distribuição São Paulo

A maior distribuidora do país em número de clientes. Atendemos 7,2 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, um dos principais centros econômico-financeiros do Brasil e do mundo. Em junho de 2018, a empresa foi adquirida pelo grupo Enel e desde o dia 4 de dezembro de 2018 passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.

Amadeu Fernandes de Macedo

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Possui pós graduação em proteção do sistema elétrico de potência pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), pós graduação (MBA) em administração de empresas pela FGV-EASP (2008) e graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade de Taubaté (2004). É gerente do programa de P&D na Enel Distribuição SP. Possui larga experiência na área de Engenharia Elétrica, tendo atuado em empresas como Elektro, EDP Bandeirante, CTEEP e Eletropaulo.

Rafael Kenji Nagao

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Economista graduado pela Universidade de São Paulo (2017) e analista da Enel Distribuição São Paulo desde 2018. Atua hoje em Regulação Econômica, especificamente Parcela B, dos serviços públicos de distribuição de energia elétrica.

Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia S. A.

O Grupo Energisa controla 11 distribuidoras, localizadas nos estados de Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rondônia e Acre, em uma área de 2.034 milhões km². Presente em 862 municípios, emprega cerca de 19 mil colaboradores próprios e terceirizados e atende 7,7 milhões de unidades consumidoras, o que corresponde ao total de 20 milhões de pessoas – 10% da população brasileira. Juntas, essas distribuidoras respondem por um sistema elétrico composto por mais de 19,6 mil km de linhas de transmissão, mais de 600,3 mil km de redes de distribuição e 683 subestações com capacidade total de 15.094 MVA.

Felipe Tenório Vicente

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Graduado em Engenharia de Produção, com MBA Executivo em Administração do Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC e Especialização em Qualidade de Energia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Experiência de 20 anos no setor elétrico com destaque à área de Regulação. Atualmente ocupando a posição de Gerente Corporativo de Regulação Técnica e Comercial do Grupo Energisa SA.

Amanda Prado

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Graduada em Engenharia Elétrica e Pós Graduada em Sistemas Elétricos, pela Universidade Anhanguera Uniderp. Experiência de 6 anos no Setor Elétrico nas áreas de regulação técnica, comercial e econômica. Atualmente ocupando a posição de Analista de Regulação no Grupo Energisa.

Samuel José de Castro Vieira

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Físico, Mestre em Economia, Doutorando em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, é Especialista em Regulação do Grupo Energisa, e professor da disciplina de Tarifas no MBA de gestão de negócios do Setor Elétrico da FGV.

Vinícius Goulart

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Graduado em Engenharia Elétrica pelo CEFET-MG. Experiência de 3 anos no Setor Elétrico nas áreas de Proteção, Infraestrutura e Inovação. Atualmente ocupando a posição de Analista de Inovação no Grupo Energisa.

Light Serviços de Eletricidade S. A

A Light SESA é a terceira maior distribuidora de energia do Brasil em receita de fornecimento e a quinta maior em quantidade de energia distribuída, segundo dados de 2019 do Relatório do Sistema de Apoio à Decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Possui a segunda concessão mais complexa do Brasil e o quarto maior sistema subterrâneo reticulado do mundo. Em 2019, foi responsável pelo faturamento de 27.658 GWh, referentes ao consumo dos clientes cativos, e pelo uso da rede pelos clientes livres e por outras concessionárias.

Diego Ázara de Andrade

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Engenheiro eletricista com ênfase em sistemas de apoio à decisão e segunda habilitação em produção, formado pela PUC-Rio em 2005. Durante seis anos na Siglasul passou pelos cargos de consultor, coordenador e gerente de projetos, com trabalhos para as principais distribuidoras do país (EDP, Neoenergia, Light, Energisa e Abradee). Em 2012 assumiu o cargo de Gerente de Regulação Econômica na Light, onde permanece até hoje.

Hudson de Velasco Mitrof

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Trabalhou em diferentes mercados, atuando como analista, consultor sênior e especialista nas áreas de planejamento, desenvolvimento e regulação. Nos últimos 15 anos sua atuação profissional se concentrou nos mercados de distribuição de energia elétrica e gás, tendo trabalhado em empresas como Ampla Energia e Serviços S.A., CEG Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, Siglasul Consultores em Regulação e Light Serviços de Eletricidade S.A.

Alexandre Oliveira da Silva

Membro do Comitê Gestor do Projeto
Engenheiro de Produção com experiência nas áreas de Regulação do Setor Elétrico, P,D&I e Eficiência Energética. Agrega a sua formação o MBA em Engenharia e Gestão de Energias Renováveis e as habilitações de nível técnico, onde atuou com geradores e motores, além de sistemas hidráulicos, pneumáticos e elétricos. Após estágio na Eletrobras, atuou como Analista de Recursos e, no momento, exerce o cargo de Analista de Regulação Econômico-Financeira na Light.

RGE SUL – Distribuidora de Energia SA

Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,86 milhões de clientes residenciais, industriais e comerciais em 381​ municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.